💰 Initiative Q



Adesão à Initiative Q

O que é a Initiative Q?
A Initiative Q está construindo o sistema de pagamento do futuro. A rede de pagamento Q integrará as melhores melhorias tecnológicas que têm sido feitas no setor de pagamentos ao longo das últimas décadas, para criar uma rede de pagamento flexível, fácil de usar e de baixo custo.

Essas tecnologias já estão disponíveis há anos, mas não foram adotadas devido a um ciclo vicioso: nenhum comprador deseja aderir a uma nova rede em que não haja vendedores, e nenhum vendedor oferecerá uma opção de pagamento que nenhum comprador utilize.

A Initiative Q resolve o problema de adoção, associando a rede de pagamento a uma nova moeda global, e distribuindo essa moeda gratuitamente aos primeiros adeptos.
Leia mais sobre as inovações da Initiative Q na área de pagamentos.

Por que devo aderir à Initiative Q?
1.     Quanto mais cedo você aderir, maior será sua recompensa. Acreditamos que a Initiative Q superará o principal obstáculo para um melhor sistema de pagamentos, e tem uma boa chance de tornar-se o padrão global. Mas, mesmo que você lhe dê apenas 0,1% de chance de sucesso, pense nela como um bilhete de loteria grátis.

2.     Por que não? É grátis e seguro. Você só precisa fornecer o seu nome e e-mail.
3.     Ao aderir, você aumenta as chances de sucesso e acelera a transformação do setor de pagamento – uma mudança que beneficiará a todos, eliminando a necessidade de carregar dinheiro vivo e/ou plástico e levando a custos mais baixos, menos fraude e menos golpes.

4.     Você vai ajudar a reduzir o enorme desperdício e poluição causados pelo Bitcoin e as criptomoedas, que atualmente consomem tanta energia quanto seis milhões de residências!

Quais são os riscos de me inscrever? 
O que vocês farão com os dados que eu fornecer?
Não há riscos. A adesão é segura e gratuita; basta fornecer seu nome e endereço de e-mail. Armazenamos os seus dados pessoais de forma segura e não os compartilhamos com mais ninguém. Nós lhe enviaremos e-mails apenas em relação ao projeto e sua conta. (leia nossa política de privacidade).

Por que eu preciso confirmar meu e-mail? 
O que acontece se eu não confirmar?
A confirmação do e-mail ajuda a garantir que as contas são criadas por pessoas reais e não por robôs. Se você não confirmar seu e-mail, ele será eventualmente excluído do sistema, e a sua conta não será ativada nem terá direito a recompensas.

Por que um membro existente precisa me verificar?
Uma rede de pagamento segura exige que as contas sejam associadas a pessoas reais. Isso é especialmente importante quando estão em jogo recompensas potencialmente muito valiosas.

Portanto, exigimos que todos os novos membros sejam verificados por usuários existentes que de fato os conheçam. Há incentivos para a verificação de novos membros, bem como desincentivos que desencorajam a verificação de contatos que você não conheça bem ou nos quais não confie.

Além de prevenir cadastros falsos, esse processo cria uma "rede de confiança", que mais tarde poderá ser utilizada para melhorar a segurança. Por exemplo, se um comprador for adquirir um item de alto valor, é importante confirmar se a conta dele não foi invadida por outra pessoa. Nesse caso, outro membro que tenha uma relação de confiança com o comprador poderá ser solicitado a confirmar que o comprador está ciente da transação.

Isto é uma pirâmide ou esquema MMN?
Os esquemas em pirâmide coletam dinheiro de novos membros e o distribuem aos membros anteriores. Diferentemente disso, o ingresso na Initiative Q é completamente gratuito. Portanto, claramente, não há dinheiro algum para investir na “pirâmide” para os membros anteriores.

A Initiative Q de fato concede Qs aos membros que ingressam, e mais Qs são concedidas aos membros iniciais e àqueles que convidarem os amigos. No entanto, essas Qs ganharão valor quando forem sendo gradativamente aceitas como uma moeda melhor, de acordo com a “equação de trocas” na economia. Leia mais.

A abordagem de marketing da Initiative Q não difere daquela usada por muitas empresas, como a DropboxUberAirBNBZoho e outras, que compensam os usuários que convidam os amigos. No caso da Initiative Q, os novos cadastrados por vezes poderão ver mais valor na recompensa, resultando no envio de mais convites.

O requisito de os novos membros serem convidados por usuários existentes tem um benefício adicional, detalhado na questão anterior.

Como posso receber um convite? 
E se o meu link de convite não funcionar?
Se você foi convidado por alguém que já usou todos os convites, peça que essa pessoa coloque você em contato com um amigo em comum que ainda tenha convites disponíveis. Caso contrário, as duas maneiras mais fáceis de receber um convite são:
1.     Enviar uma publicação em redes sociais perguntando aos seus amigos se algum deles já se cadastrou e poderia convidar você.
2.     Ir até a página da Initiative Q no Facebook ou Twitter e ver quais dos seus amigos estão seguindo ou curtiram a Initiative Q – eles possivelmente já estão cadastrados.

O que é um “Propagador da Initiative Q” e como me torno um?
Cada membro novo pode convidar e verificar um número limitado de amigos. Isso ajuda a garantir uma comunidade diversificada de membros Q e evita a concentração de recompensas entre um grupo pequeno de pessoas. No entanto, as pessoas que finalizarem com sucesso todos os seus convites iniciais são promovidas para “Propagadoras da Initiative Q”. As Propagadoras recebem tempo e convites adicionais para convidar os outros e reservar novas Qs.

Posso me cadastrar várias vezes e conseguir mais Qs?
Você pode abrir somente uma conta Q, usando os seus dados verdadeiros. O fornecimento de dados falsos, dados de outras pessoas ou a abertura de múltiplas contas resultará na remoção de todas as contas e seus saldos em Q.

Observe que isso também se aplica a contas da mesma pessoa que utilizar diferentes métodos de cadastro, como abrir uma conta Q usando o Facebook e outra usando o Twitter.

Obtenção de Qs
O que eu recebo por me inscrever?
Quando você se cadastra, um certo número de Qs é alocado para você. Essas Qs de recompensa servem de incentivo para ingressar e serão gradualmente liberadas para você após a ativação da rede de pagamento Q.

Por que vocês distribuiriam Qs gratuitamente?
O maior desafio na criação de um novo sistema de pagamento é como convencer a todos – compradores e vendedores – a aderirem enquanto a rede ainda for pequena. A reserva de recompensas elevadas em Qs para as pessoas que se inscreverem antecipadamente supera essa preocupação, e nos permitirá construir uma rede de pagamento que está décadas à frente de qualquer coisa disponível hoje.

Quantas Qs eu recebo por aderir?
A quantidade máxima de Qs que você pode receber depende de quando você se inscrever. Em cada etapa de engajamento com a Q (inscrição inicial, confirmação, utilização do sistema quando estiver pronto, etc.), você poderá reivindicar mais Qs. É importante concluir cada etapa assim que estiver disponível, pois algumas tarefas têm um prazo.

Por que a recompensa pela inscrição diminui constantemente?
O ingresso posterior à ampla adoção da rede de pagamento Q requer pouca motivação externa, pois, quando o desafio da adoção estiver resolvido, as pessoas darão valor à melhor tecnologia, à comodidade e ao custo. Cadastrar-se após milhões terem ingressado também é uma decisão fácil, pois você já saberá que há uma boa chance de o projeto ser bem-sucedido, e de a recompensa tornar-se valiosa.
Mas aderir bem no início requer verdadeira visão e intuição. Queremos recompensar devidamente os nossos membros.

Por que eu sou obrigado a concluir tarefas para receber a minha recompensa de Q na íntegra?
O modelo exclusivo de recompensas da Initiative Q é o que permite à rede superar a barreira que tem impedido a adoção das tecnologias de pagamento anteriores. Ele incentiva a adoção rápida de tecnologias de pagamento avançadas, enquanto as demais lutam para atrair novos usuários.

A Initiative Q distribuirá unidades gratuitas da moeda para incentivar ações que ajudam o sistema a crescer. Entre essas tarefas, estão: cadastro e verificação de amigos, instalação do aplicativo Q, inclusão de informações, compras, etc. Essas tarefas são do interesse de todos, pois ajudarão a Initiative Q a crescer e a chegar ao objetivo de liberar aos membros todas as Qs por um valor de cerca de 1 USD por Q.

Eu quero mais Qs. Posso comprá-las?
As Qs não estão à venda no momento. Pretendemos permitir a compra e venda de Qs usando outras moedas quando a rede de pagamento estiver ativa.

A rede de pagamento Q
Quais são as vantagens oferecidas pela rede de pagamento Q?
Nas últimas décadas, foram desenvolvidos muitos avanços nos sistemas de pagamento, mas que não foram disponibilizados pois somente são valiosos quando são amplamente adotados – um ciclo vicioso.

Os incentivos de distribuição da Initiative Q resolvem o problema da adoção, oferecendo, assim, uma rede global que integra muitos desses avanços, tais como:
·         Baixos custos de transação: um processo digital simplificado, com melhor proteção contra fraude, significa custos menores.
·         Uma moeda universal e um sistema global: um endereço para todas as suas necessidades financeiras.
·         Medidas de vanguarda para garantir transações seguras: impressão digital, reconhecimento facial e de voz; autenticação de múltiplos fatores; e modelos avançados de inteligência artificial.
·         Simplicidade e facilidade de uso: pagamentos com 1 clique; você não precisa carregar dinheiro ou cartões.
·         Proteção ao consumidor: utilizando regulamentações internas e feedback de compradores para prevenir que os vendedores deturpem os produtos e os preços.
·         Reversibilidade e resolução eficiente de conflitos: fácil processo on-line de reclamações para assegurar a confiança do usuário.
·         Alocação ideal de crédito: utilizando informações mais completas e modelos mais avançados para atribuir o crédito corretamente aos credores.
·         Controle parental: subcontas que permitem aos pais controlarem as despesas da criança.
·         Ajuda às pessoas sem contas bancárias: conectar à economia mundial os bilhões de pessoas que não têm acesso aos serviços financeiros.
Veja uma descrição mais completa em nosso documento prospectivo.

Por que a Initiative Q terá êxito onde outras iniciativas fracassaram?
Como sistemas de pagamento envolvem uma rede de compradores e vendedores, uma nova tecnologia somente agrega valor quando é amplamente adotada – os compradores primeiro querem ver muitos vendedores oferecendo-a, e vice-versa. Ao longo dos anos, foram desenvolvidas muitas tecnologias de pagamento excelentes, mas elas não conseguiram obter uma aceitação universal devido a essa barreira. A inovação da Initiative Q está em alavancar o futuro valor da própria Q para incentivar sua adoção. Nosso exclusivo sistema de recompensa incentiva os usuários a tornarem-se os primeiros adeptos, e abre a porta para a adoção de importantes avanços na indústria de pagamento.

O que posso fazer com as minhas Qs de recompensa?
Quando o sistema estiver funcional, as Qs reservadas para você serão liberadas gradualmente, e, em seguida, você será capaz de usá-las para qualquer tipo de pagamento ou troca: compras, vendas, aluguéis, investimentos, etc.

Quando serei capaz de usar minhas Qs de recompensa Qs?
As Qs de recompensa reservadas para você serão liberadas gradativamente. A distribuição de todas as Qs ao mesmo tempo iria saturar o mercado e desvalorizar a moeda. Portanto, quando o sistema for ativado e começar a crescer, somente uma proporção estabelecida das Qs reservadas do usuário estarão disponíveis para serem gastas. A taxa com a qual as Qs são liberadas será regulada a fim de manter uma taxa de câmbio estável de cerca de uma Q por um dólar americano, ao mesmo tempo em que será incentivado o crescimento econômico. As Qs poderão ser concedidas mais cedo aos membros em algumas localidades a fim de acelerar a criação das economias locais baseadas em Q.

Os modelos econômicos mostram que, se a Initiative Q tiver êxito e a rede de pagamento Q tornar-se uma forma de pagamento líder, então, eventualmente, todas as Qs reservadas para membros serão liberadas enquanto ainda estiver sendo mantida essa taxa de câmbio de 1:1 com o USD.
As minhas transações em Q são privadas? Alguém pode vê-las?
A Initiative Q é projetada para ter êxito como uma rede de pagamentos dominante, ou seja, deverá cumprir inteiramente com todas as legislações e regulamentos. Os dados das transações na rede de pagamentos Q serão tratados de forma semelhante ao modo de operação das atuais redes bancárias e de pagamento, em que o banco mantém todos os registros das transações, mas deve proteger os dados e não pode compartilhá-los com terceiros, a menos que seja exigido por lei a fazê-lo.

Quanto vale uma Q em USD?
Nesta fase, as Qs estão somente sendo reservadas e não podem ser usadas. Se a Initiative Q tornar-se uma rede de pagamento líder, a expectativa é que as Qs tenham um valor de cerca de 1 dólar americano por Q. Essa estimativa está detalhada em nosso modelo econômico.

Em que se baseia a sua estimativa do valor da Q?
O raciocínio por trás da estimativa de valor futuro da rede de pagamento Q pode ser resumido da seguinte forma:
1.     O mundo do pagamento está empacado em décadas de tecnologias ultrapassadas, uma vez que é muito difícil levar os compradores a adotarem uma nova tecnologia que os vendedores ainda não aceitam e vice-versa.
2.     Q resolve esse problema, compensando os adeptos iniciais com unidades da moeda para o futuro.
3.     Isso permite a construção de uma rede de pagamento que é muito superior às atuais.
4.     Uma rede de pagamento que é tecnologicamente superior e amplamente adotada seria preferida tanto por compradores quanto por vendedores.
5.     É realista esperar que uma rede dessas acabaria assumindo o lugar dos cartões de crédito, que representam US$ 20 trilhões em transações anuais.
6.     A quantia total de dinheiro no mundo é aproximadamente metade da atividade econômica mundial anual. O valor de todas as moedas Q poderia, portanto, atingir a metade do volume anual de Qs (isto é, US$ 10 trilhões).
7.     Outra observação estatística é o valor das criptomoedas, que atingiu um pico de quase US$ 1 trilhão, apesar de serem pouco utilizadas para pagamentos reais (quase toda a atividade é especulação).
8.     Portanto, o valor futuro total das Qs poderia chegar a alguns trilhões de dólares. Como há atualmente 2 trilhões de Qs, a meta de um dólar norte-americano por Q é possível.
Veja mais detalhes no modelo econômico da Q.

O que acontece se um número insuficiente de pessoas se inscreverem?
A Initiative Q precisa de muitos usuários empenhados para garantir uma rede significativa de compradores e vendedores. Se não atingirmos uma massa crítica, o projeto poderá não avançar. Como as recompensas somente têm valor quando o sistema estiver funcional, é do interesse de todos conseguir que os outros ingressem.

Por trás da Initiative Q
Quem está por trás da Initiative Q?
A Initiative Q foi fundada por Saar Wilf, um empreendedor em série que abriu sua primeira start-up de pagamentos em 1997 e que mais tarde fundou a Fraud Sciences, a qual redefiniu a área de segurança dos pagamentos e foi adquirida pelo PayPal em 2008.

A equipe da Initiative Q é composta por especialistas em sistemas de pagamento, macroeconomia e tecnologias de Internet. A ideia por trás da Initiative Q é primeiro criar uma massa crítica de usuários, que então poderá ser aproveitada para criar a melhor rede de pagamento do mundo. Portanto, atualmente, o nosso principal foco é inscrever milhões de membros Q e, em seguida, recrutar os melhores profissionais do mundo nessa área.

O que é o comitê monetário?
Uma moeda mundial não deve ser controlada por uma única empresa privada. Portanto, um comitê monetário independente será nomeado através de votação por todos os membros e acionistas da rede de pagamento Q. O comitê somente emitirá novas moedas para fins de manutenção da estabilidade e aumento da adoção – de forma semelhante a como são geridas as principais moedas do mundo.

A alternativa – ter uma oferta fixa de Qs (como ocorre com o Bitcoin) ou uma política monetária igualmente simplista – não funcionará no mundo real. A estabilidade do poder de compra é crucial para o sucesso e somente pode acontecer através da análise inteligente da atividade econômica e do comportamento do consumidor.
Leia mais sobre a nossa política monetária.

Quem são os agentes Q?
A Initiative Q se concentrará na tecnologia, normas e regulamentação do sistema de pagamento, enquanto que a operação financeira ficará a cargo de centenas de agentes locais. Esses agentes locais serão responsáveis pelo atendimento ao cliente, a preservação dos fundos dos membros, a conexão de lojas locais, conformidade jurídica, e liquidação de saldo com outros agentes. Os agentes competem entre si para gerenciar as contas dos membros (compradores ou vendedores), e recebem uma pequena taxa pelas transações que eles processam. Juntos, eles possibilitam que a rede de pagamento Q seja um sistema verdadeiramente global, com agências locais que prestam suporte e acesso individualizados.

Quantas Qs existem? 
Quem as detém?
Serão emitidos dois trilhões de Qs, que serão distribuídos da seguinte forma:
·         80% estão previstos para serem distribuídos como incentivos, para encorajar a atividade dos usuários e promover o crescimento da rede. Cerca de metade dos incentivos está reservada para compradores, e o resto para vendedores, agentes, contribuidores, e para incentivar atividades que apoiam o crescimento dentro da rede Q.
·         10% são atribuídas à empresa de pagamentos Initiative Q com o objetivo de financiar o desenvolvimento da rede de pagamentos mais avançada do mundo.
·         10% são atribuídas às reservas monetárias do comitê monetário Q. Estas serão gradativamente convertidas em outras moedas e ativos financeiros, possibilitando que qualquer outro membro Q converta com facilidade em outras moedas, se necessário. Os membros do comitê monetário serão remunerados de acordo com as normas do setor.

Depois que os primeiros 2 trilhões de Qs tiverem sido totalmente distribuídos, o comitê monetário poderá criar e distribuir novas Qs a fim de manter a oferta de dinheiro em harmonia com a atividade econômica e a fim de manter a estabilidade, conforme descrito no modelo econômico.

Agora que este conceito foi divulgado, o que impede o surgimento de centenas de novas redes semelhantes à Initiative Q?
Para que uma nova rede de pagamento tenha sucesso, ela deverá atingir a adoção em larga escala. Os compradores deverão ver muitos vendedores aceitando essa opção de pagamento, e os vendedores deverão ver muitos compradores solicitando-a.

Se o mercado fragmentar-se em várias redes, isso será muito menos propenso a acontecer, e todos sairão perdendo: as redes concorrentes, os compradores e os vendedores. Portanto, deter os imitadores é considerado prioritário para a Initiative Q, pelo menos durante a fase de crescimento inicial. Isso inclui:
1.     Incentivos para exclusividade – a Initiative Q fornecerá incentivos para os vendedores que se comprometerem a utilizar a rede de pagamento Q com exclusividade.
2.     Respaldo jurídico – componentes fundamentais do modelo da Initiative Q têm patentes pendentes.
3.     Segredos comerciais – a Initiative Q tem várias ferramentas para acelerar o crescimento, as quais serão implementadas no futuro. Para manter a vantagem competitiva, elas serão expostas apenas quando forem necessárias.
4.     Crescimento rápido – o mais importante: quanto mais rápido crescer a rede de pagamento Q, mais difícil será para um iniciante alcançá-la. Aqui você pode ajudar: chame mais de seus amigos e aumente as recompensas de vocês dois e a probabilidade de sucesso da rede de pagamento Q.

Para deixarmos claro: embora seja preciso uma rede unificada para obter sucesso, a concorrência é importante para estimular o progresso e a inovação. Portanto, a rede de pagamento Q é concebida como uma rede aberta de operadores independentes que concorrem para conectar compradores e vendedores à rede.
Qs X criptomoedas
Como isso difere do Bitcoin e da criptomoeda?
A criptomoeda é uma excelente solução para um problema que não existe.
Criptomoeda é dinheiro digital que é difícil de ser falsificado. Apesar de a base matemática ser genial, um "livro-razão imutável" está longe de ser uma grande necessidade hoje em dia. Nosso dinheiro já é digital, sob a forma de registros bancários informatizados, e ninguém está preocupado com o desaparecimento súbido desses registros. Isso se deve a um robusto sistema de confiança e governança que protege os indivíduos de tais riscos.
Embora muitos não gostem deste complexo sistema, ele funciona razoavelmente bem, e ainda não existe uma alternativa melhor. 

Na verdade, as medidas antifalsificação que as criptomoedas oferecem geram uma série de problemas muito piores:
1.     A transferência do risco de segurança para os proprietários da moeda: a remoção dos bancos do sistema também remove a proteção que os bancos oferecem em matéria de segurança, prevenção de fraudes e resolução de conflitos, deixando as pessoas vulneráveis a roubo, golpes e erros humanos.

Para se protegerem, os usuários de criptomoedas devem realizar procedimentos de segurança complicados, como gerar chaves criptográficas aleatórias, inseri-las em um notebook sem uso que posteriormente é destruído, armazenar as chaves usando hardwares especiais de vários fabricantes, e manter cópias em papel dentro de cofres de bancos.

A comparação dessas desvantagens com os cartões de crédito, que permitem aos consumidores efetuar pagamentos utilizando apenas alguns números não criptografados enquanto eles permanecem totalmente protegidos contra perdas, realça o quanto as criptomoedas estão longe de se tornar a moeda do futuro.

2.     Valor instável: um requisito básico para uma moeda são estabilidade e previsibilidade no poder de compra. Isso requer uma política monetária gerida com cuidado, na qual a oferta de moedas seja adequada à atividade econômica corrente. Ou as criptomoedas não têm nenhuma política monetária, ou têm uma que é simplista demais. Como consequência, seu valor oscila rapidamente e as torna inúteis para compras e comércio. Em vez disso, toda a atividade é impulsionada pela especulação.

3.     Controles legais: queiramos ou não, os governos ainda detêm o poder supremo e eles insistem em regulamentar transferências de moedas, transações financeiras, investimentos e seus mecanismos subjacentes. Qualquer moeda que tente contornar essa regulamentação, incluindo a maioria das criptomoedas, terá de enfrentar uma difícil batalha para a adoção em larga escala.
4.     Reversibilidade: por melhor que seja um sistema, se houver o envolvimento de seres humanos, haverá erros e mal-entendidos. A possibilidade da reversão das transações beneficia tanto os vendedores quanto os compradores a longo prazo, pois os consumidores poderão participar do mercado com maior confiança. Naturalmente, o estorno de uma transação deverá ser permitida apenas por determinadas razões – algo que somente pode ser determinado por seres humanos que seguem procedimentos. Isso vai contra a natureza descentralizada das criptomoedas, dificultando a adoção em larga escala.

5.     Desperdício: o consumo de energia pelo Bitcoin equivale a seis milhões de residências e emite 90.000.000 kg de CO2 (200.000.000 lb) todos os dias. O pior de tudo é que toda essa energia é gasta para suportar apenas duas transações por segundo – uma diferença gritante das milhares de transações por segundo na rede de cartões de crédito.

O principal objetivo da Initiative Q é alcançar a adoção global, e, portanto, a Initiative Q prioriza a facilidade de uso, estabilidade, segurança, eficiência e legalidade em detrimento de objetivos abstratos, como a descentralização. Esta é uma solução do mundo real, para problemas do mundo real. É baseada em uma rede de agentes Q, que empregam milhares de pessoas, cumprem regulamentos locais e asseguram que os membros recebam serviço de qualidade e estejam totalmente protegidos contra roubos e golpes, sem exigir que eles se tornem especialistas em segurança.

No entanto, alguns dos conceitos por trás das criptomoedas são valiosos e poderão ser implementados no back-end da Initiative Q, para a liquidação de saldo entre agentes Q – em que essas desvantagens se tornam insignificantes.

Leia a nossa perspectiva completa de pagamento aqui.

Isto é uma ICO?
Não. ICO, Initial Coin Offering (Oferta Inicial de Moedas), é um termo utilizado no mundo das criptomoedas para descrever a venda pública de moedas recém-emitidas. O objetivo da Initiative Q é tornar-se o padrão nos meios de pagamentos e criar uma moeda global. Isso exige a adoção por centenas de milhões de membros, o que não acontecerá se eles forem obrigados a pagar. Portanto, as Qs serão distribuídas gratuitamente.

Como isso difere de uma “air drop”?
“Air drop” é um termo usado no mundo das criptomoedas para descrever a distribuição gratuita de moedas. Embora a Initiative Q vá distribuir moeda gratuitamente, isso por si só não é suficiente para revolucionar os pagamentos. Ela somente poderá ter sucesso em sinergia com outras duas ações:
1.     A exigência de os membros realizarem tarefas simples a fim de se qualificarem para as recompensas. São tarefas que promovem a adoção da Q em larga escala, para benefício de todos os membros (leia mais acima sobre o raciocínio por trás dessas tarefas)
2.     Desenvolvimento de um sistema de pagamento de última geração. O eventual sucesso da Q tem como base esta moeda ser a maneira mais segura, fácil e barata de fazer transações comerciais. A distribuição gratuita de moedas é somente interessante na medida em que promover a adoção de tecnologias de pagamento avançadas. (veja a nossa perspectiva do sistema de pagamento)
Além disso, a Q não é uma criptomoeda, permitindo a ela evitar as inúmeras deficiências das criptomoedas (vejaacima).

Nenhum comentário:

Postar um comentário